7.7.14

#1 [guia de leitura de 1Q84]

- Certo: duas luas. É esse o sinal de que as agulhas da vida mudaram. É assim que se distinguem os dois mundos. Contudo, nem toda a gente consegue ver as duas luas. Para falar verdade, a maior parte das pessoas nem sequer tem consciência disso. Por outras palavras, o número de pessoas que tem consciência de que estamos em 1Q84 é bastante limitado.
- A maior parte das pessoas do mundo não sabe que o correr do tempo foi alterado?
- Certo. Para a maior parte das pessoas, estamos no mesmo velho mundo vulgar, onde sempre estivemos. É a isto que me refiro quando digo que “este é o mundo real”.
- Então as agulhas da via mudaram – disse Aomame. – Se não tivessem mudado, não estaríamos os dois aqui reunidos. Será isto o que está a tentar dizer?
- Isso é a única coisa que ninguém sabe. É uma questão de probabilidades. Mas, provavelmente, é esse o caso.
- O que está a afirmar é um facto concreto, ou não passa de uma hipótese?
- Boa pergunta. No entanto. É praticamente impossível estabelecer uma distinção oentre os dois. Lembras-te da canção? Without your love, it’s a honky-tonk parade – trauteou a melodia – conheces?
- Isso mesmo. Basicamente, 1984 e 1Q84 funcionam Segundo os mesmos princípios. Se não acreditas no mundo e se não há amor, então tudo é falso. Não importa de que mundo falamos, não importa de que tipo de mundo falamos, a linha que separa os actos das hipóteses quase não existe. Só se pode ver com o olhar interior, o olho da mente.
- Quem mudou as agulhas da via?
- Quem mudou as agulhas? Eis outra questão difícil. Trata-se de um caso em que a lógica de causa efeito é pouco relevante.
(…) 

Haruki Murakami in 1Q84 (2)