#1
[ontem à noite]
O Projecto A Naifa esteve ontem no Santiago Alquimista, em Lisboa. Foram 50 minutos de fado travestido e embrenhado no poesia, num espaço a fazer lembrar, ao de leve, o saudoso Ritz Clube.
Fica um dos meus poemas favoritos e a apresentação que abre a sua página oficial - www.anaifa.com (neste computador não consigo fazer links...).
Os Milagres Acontecem
Os milagres acontecem
a horas incertas
e nunca estou em casa
quando o carteiro passa
Hoje abriu a primeira flor
e eu disse é um sinal
olho em volta: estou só
trago esta sombra comigo
Ana Paula Inácio
*****************
"Os primeiros sons de «Canções Subterrâneas», por sugestão dos acordes da guitarra, invocam um bulício de taberna e colocam o ouvinte na expectativa de escutar um rosário de lamentos; uma sucessão de ais, no seu pior nados e criados nos trejeitos do estilo dos intérpretes, no seu melhor nutridos pelos seus sentimentos. As primeiras impressões porém são enganadoras: são filhas do hábito, do mau hábito de pensar o fado e a tradição musical como um dogma, com suas escrituras, seus santos e mártires, pregadores e seguidores autorizados apenas a pequenas revisões respeitadoras da doutrina. A ilusão, criada por A Naifa no início do seu primeiro álbum, termina exactamente ao fim do minuto e quarenta e seis segundos da introdução."