30.1.04

#4
estou para aqui a olhar para o computador e só me apetece ir ao cinema.
há uma lista imensa de filmes que ainda não vi, mas hoje estou especialmente virado para ir ver lost in translation. aposto que este é um filme de doce solidão.
#3

mi liga vai!!

eu sei que vossas ex.mas estão a precisar de carinho...

Durão Barroso para as bancadas da oposição, no debate de hoje na AR
#2

uma história de Racismo

manhã de sexta feira, subúrbio cinzento, frio e chuva.
entro na estação de comboio ao som de uma gritaria imensa.
no cais de Sintra um revisor discute em altos berros com um individuo que, ao que parece, vinha no comboio sem bilhete. os gritos ecoam na estação.
o cais de lisboa está repleto de gente silenciosa que assiste impavida e silênciosa à questão.
não sei o que se passou ali, não vi onde a conversa começara, quem tinha razão.
mas vi onde acabou, e sei que, nesse momento, o revisor da cp perdeu de vez toda a razão que provavelmete teria:
depois de já terem enveredado pela ofensa mutua, viraram as costas um ao outro e foram em direcções opostas, cada um deles a gritar as suas razões.
e as razões do revisor foram sublinhadas com um categórico preto de merda e um taxativo volta para a tua terra!
o cais de lisboa silêncioso, baixando os olhos, enterrando a vergonha nas notícias da morte de Feher ou apaudindo em secreto prazer.
preto de merda...
o silêncio sepulcral...
não me contive: chamei-lhe racista, lembrei-lhe que tem responsabilidades pelo farda que estava a usar, que tinha de ser imparcial.
toda a gente a ouvir, o silêncio cortante.
respondeu-me, na sua fúria, que eu tinha bilhete e o outro não.
pois... e isso é justificação para abrir a cartilha do preconceito, reduzindo outra pessoa à cor da sua pele?
o cais de lisboa manteve-se silêncioso, os olhos em baixo, a vergonha enterrada nas notícias da morte de Feher, os secretos aplausos de prazer.
fiquei com pena de não apresentar queixa contra o revisor por acto racista no cumprimento das funções. não ter bilhete pune-se com multa, não com impropérios. mas senti-me leve, ganhei o dia.




#1

dizem por aí que a auto estima dos portugueses anda pelas ruas da amargura...
bom... devo dizer que
- o meu salário não aumentou nos últimos dois anos - as migalhas que me deram foram devoradas pela infglação
- tenho uma indisposição de figado quando penso na escumalha que nos governa,
- vivo em casa dos meus pais porque o mercado de arrendamento é um sorvedor e não me apetece ficar amarrado 30 anos a um banco.
- o nosso país é um atraso no que respeita de intervenção social
- a nossa vida cultural é feita de grandes acontecimentos que, no fundo, são ocos
- o nosso país é, em si, um crime ambiental
- o mundo parece uma bola achatada que roda ao contrário,
mas, apesar de tudo isto e muito mais, a minha auto estima não está em baixo! como dizia, um dia destes, a Clara Ferreira Alves no Expresso, essa história de auto estima em baixo é uma treta para americanos parvos.

28.1.04

#3

PALAVRAS

Nenhum ramo
é seguro. Frágeis
são as palavras.

Albano Martins
#2

celeste esfregona para o balde, já!!
bolas! nem as trafulhices mais evidentes fazem cair os ministros do pp...
estão mais agarrados ao poder que um mexilhão a uma rocha!

#1

contagem final: 121.151 assinaturas, estão entregues!
vejamos o que nos dizem os próximos dias.

27.1.04

#1

A plataforma que levou a cabo a petição para um novo referendo sobre a lei do aborto já tem 113.694 assinaturas contabilizadas, e ainda não acabou a contagem.
amanhã será o dia da entrega na assembleia da república, será que a direita vai insistir em manter-se miope, presa ao conservadorismo atroz, a promessas eleitorais que não fazem (e nunca fizeram) sentido?

25.1.04

#2

(...)
assim, a minha vida é uma fuga e perco tudo e tudo é do esquecimento ou do outro.

Borges, in poemas escolhidos
#1

não me interessa se são pretas, brancas, azuis, anãs, corcundas, pitosgas, coxas, gordas, magras, vegetarianas, carnivoras, asiáticas, europeias, africanas, americanas, de outro continente ou mesmo marcianas. não me importo com a existência ou não de diferenças no corpo, na personalidade, na natureza... se são homens com mulheres, mulheres com homens, mulheres com mulheres, homens com homens o outra hipótese qualquer.
recuso-me a ver as coisas dessa perspectiva redutora.
acredito que as pessoas se podem amar, que devem sentir e construir o amor como e com quem bem entenderem.
digam o que disserem, acredito no direito à diferença e bato-me por ele.

Deixo-vos o apelo das Panteras Rosa, uma associação que combate a homofobia. a história que denunciam é uma vergonha para a democracia.

---x---

Um tecto para Liliana!
- protestos retomam a partir de 2ª feira, todas as manhãs na Praça do Município
- CML inicia tentativas de intimidação

Após o interregno do fim de semana, já a partir de segunda-feira, a associação Panteras Rosas -Associação de Combate à Homofobia - vai voltar a marcar presença todos os dias frente aos Paços do Concelho, entre as 8h e as 12h, em protesto contra a discriminação de que está a ser vítima um casal de lésbicas injustamente excluído do processo de realojamento do seu bairro e colocado na situação de "sem abrigo".

Apesar do impedimento legal de manifestação naquele local (a CML tem garantido forte e intrusiva presença policial), todos os dias por volta das 12h, as Panteras Rosas irão desenvolver acções e formas de manifestação criativas no local e não deixarão de marcar presença na Praça do Município até que, pelo menos, o caso tenha o único final feliz possível: a correcção da injustiça de que o casal está a ser vítima, com a atribuição de um tecto pelo município.

- Ao invés de sugerir que as vítimas voltem para o lar dos agressores;
- ao invés de pressionar tanto a nossa associação quanto o casal - como tem feito nos últimos dias através de expedientes nada éticos - para que cessem os protestos;
- ao invés de utilizar terceiros para nos comunicar a falsa pretensão da CML em reunir connosco para procurar uma solução, pressupondo isso o "acalmar", da nossa parte, dos protestos e da exposição mediática do caso;
- ao invés de insultar e desrespeitar quem já vive situação desesperada;
- ao invés de mobilizar a polícia municipal e funcionários camarários dia e noite para esquadrinharem o Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar à procura do casal (como tem vindo a acontecer desde as 23h de sexta-feira, com objectivos que não descortinamos);
a CML deve perceber que a atribuição de um tecto é única atitude humana a tomar, e que tem que reconhecer e considerar, no processo em causa, a discriminação homofóbica e a violência doméstica continuada de que o casal foi vítima devido à sua orientação sexual. Ou não terão os poderes públicos responsabilidades pedagógicas no combate às discriminações?

As Panteras Rosas recordam à CML que para encontrar Liliana, basta usar o seu número de telefone, que a Câmara sempre possuiu, dignando-se a responder aos seus pedidos de audiência sucessivos de há ano e meio para cá, ou responder ainda ao pedido de audiência recebido há semanas da nossa associação pelo Gabinete da vereadora da Habitação, e que mantemos válido, por considerarmos ainda que qualquer solução para este caso terá sempre que ser encontrada em conjunto com o município.

Para encontrar Liliana é desnecessário, recordamos, mobilizar tantos recursos humanos da autarquia em horas extraordinárias e durante o fim de semana. Tal esforço de busca terá por fim tudo menos uma conversa civilizada, parecendo-nos antes uma inaceitável tentativa de intimidação do casal. Não precisamos de capangas, precisamos de diálogo!

As Panteras Rosas apelam a toda a sociedade civil, aos associativismos e movimentos sociais para que compareçam na Praça do Município, e também para que pressionem a CML a permitir que este casal veja reconhecido o seu direito constitucional à Habitação e o seu direito à livre orientação sexual.

Pelas Panteras Rosas,

Sérgio Vitorino

NEM MENOS, NEM MAIS, DIREITOS IGUAIS!

22.1.04

à minha amiga cientista (que não sei se é leitora assidua).
dedico-te, com um brilhozinho nos olhos, estas velhinhas palavras de resistência, porque resistir é uma arte.


Que Força É Essa?

Vi-te a trabalhar o dia inteiro
construir as cidades pr'ós outros
carregar pedras, desperdiçar
muita força pra pouco dinheiro
Vi-te a trabalhar o dia inteiro
Muita força pra pouco dinheiro

Que força é essa
que força é essa
que trazes nos braços
que só te serve para obedecer
que só te manda obedecer
Que força é essa, amigo
que força é essa, amigo
que te põe de bem com outros
e de mal contigo
Que força é essa, amigo
Que força é essa, amigo
Que força é essa, amigo

Não me digas que não me compreendes
quando os dias se tornam azedos
não me digas que nunca sentiste
uma força a crescer-te nos dedos
e uma raiva a nascer-te nos dentes
Não me digas que não me compreendes

Que força é essa...

Sérgio Godinho

21.1.04

#2
dia improdutivo...
se a manuela ferreira leite sonha!
#1

parece que antónio guterres foi, enquanto presidente da internacional socialista, a mombai, ao forúm social mundial, tendo feito uma crítica aberta ao neoliberalismo.
cmo o tipo anda muito esquecido... então e a terceira via? então e o pacto de convergência da união europeia? então e o apoio que o seu governo deu à guerra contra a juguslávia em 99? então e o facto da IS por ele presidida ter governado a europa na década de noventa e ter sido a grande impulsionadora, ao lado das multinacionais, do neoliberalismo que marca o inicio do séc XXI...
antónio guterres devia, em vez de andar por ai a fazer figura de parvo, ter vergonha na cara e ficar em casa a contar as suas óstias e os sues pecados.

20.1.04

#2

A guerra e as suas justificações...

o canal de televisão americano abc apresentou, há dias, em estilo de spot promocional, um video filmado a 9 de Janeiro, de dentro de um helicoptero americano, onde se podia ver e ouvir como os tripulantes abatiam cirurgicamente 3 iraquianos, um deles ferido.
os diálogos pareciam tirados de um filme do rambo, o cenário até parecia um jogo de computador, mas estava-se, tão só, perante a realidade da guerra, e em prime time!
seria esta mais uma estratégia para aumentar a auto estima dos sobrinhos do tio sam, ou estarão as autoridades americanas à procura de novos recrutas para defender aquilo a que chamam paz e democracia?
#1

Portugal prepara sinalização de estradas para o Euro 2004, seguem alguns exemplos:

Sete Rios: Seven Rivers
Largo do Rato: Mouse Square
Pontinha: Little Point
Ajuda: Help!
Olivais: Olive Fields
Marvila: Sea Village
Campo Grande: Big Field
Campo Pequeno: Small Field
Buraca: Big Hole
Arco do Cego: Blind Arch
Linda-a-Velha: Beautifull The Old Lady
Miraflores: Look The Flowers
Queluz: What a Light!
Mata de Monsanto: The blowjob
Cais do Sodré: Bitches and green wine
Ilha da Madeira: Albert John Condominium
Faro: Marafado
Algarve: United Kingdom land
Porto: Little Chicken of the Coast
Berlengas: Vomidrinho
Casal Ventoso: Windy Couple
Amoreiras: Taveira's Movie

19.1.04

#2

INICIATIVA CIDADÃ PELA DEFESA E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO
SUPERIOR E DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
#1

O apelo foi-me enviado pela SOS Racismo, mas existem muitas mais organizações empenhadas na inicicativa de abaixo, tomem lá nota:

PELA LEGALIZAÇÃO DOS/AS IMIGRANTES

CONCENTRAÇÃO PARA O DIA 31 DE JANEIRO, ÀS 15 HORAS NO LARGO LUIS DE CAMÕES (Lisboa), em simultâneo com outras manifestações levadas a efeito por toda a Europa nesse dia em que se assinala a “Jornada Europeia pela Legalização de todos os Imigrantes”, no âmbito do protesto convocado pela Assembleia de Movimentos Sociais do Fórum Social Europeu realizado em Paris.

18.1.04

#1

estou farto destes servidores de internet que se dizem gratuitos...
por conta da lentidão da ligação telefónica, ainda tenho de começar a tomar anti depressivos.
o acesso gratuito à internet de banda larga deveria ser um direito de quem paga impostos!
bha!!

16.1.04

#2

recebi um mail que reproduzo.
faz-me lembrar uma história de uma amiga que, depois de receber um mail deste tipo, ligou para o oceanário para saber se já tinham encontrado o pinguim que fugira...

--x--x--x--x--x--x--x--x--x--x--x--x--x--x--x--x--x

MUITO CUIIIDAADDOOOOOOOOO

Não costumo acreditar neste tipo de avisos e muito menos costumo
reencaminhá-los, mas achei que era importante alertar-te, até pela
credibilidade da pessoa de quem recebi o texto,

Tem muito cuidado ao parar nos semáforos onde ficam aqueles malabaristas com
fogo. Enquanto o condutor está a assistir ao show, outro malabarista vem por
trás e atira um cocktail molotov para dentro do carro! O condutor, assustado
e com o carro em chamas, sai a correr desesperado. Nesse momento, surge um
terceiro malabarista, que vem pela direita e atira um chimpanzé domesticado
para dentro do carro, vestindo um fato com isolante térmico. Este chimpanzé,
treinado na cidade do Cairo (Egito) e alimentado com damascos gigantes da
Nova Guiné, rouba o auto-rádio e tudo o que houver dentro do automóvel.
Enquanto isso, dois falcões peruanos de caça fazem vôos rasantes sobre a
cabeça do condutor, distraindo a sua atenção para o que está a acontecer
dentro do carro! Quando o chimpanzé abandona o carro, eles fogem numa
trotinete motorizada verde musgo, fazendo uma pirâmide humana e cantando
"Afinal Havia Outra" da Ágata, rumo a outro semáforo.

O marido da prima da vizinha da cunhada da tia de um amigo meu, passou por
isso, então resolvi dar o alerta.
#1

parece que os gestores dos hospitais SA vão ter (ainda) mais beneficios...
está certo! se andam a poupar num lado - precarizam posto de trabalho, economizam nas fraldas e diminuem a qualidade do material - , teriam de aplicar noutro, ou o dinheiro ainda ganhava mofo.