28.10.15

#3 [adolescentes a adolescer...]

Recentemente, numa outra rede social, deparei-me com um fenómeno que, pela observação, aprendi a reconhecer: os bookaholics.
É provável que o que aqui vou dizendo sobre livros seja suficiente para me tornar elegível em alguma das subcategorias desta espécie, mas não da dos book... que me chamaram a atenção: jovens adolescentes (muitos deles brasileiros/as, mas deve ser uma moda global) que se fazem fotografar entre dezenas de tomos de autores para mim desconhecidos e que, além da leitura e dos selfies literários, gostam de partilhar citações melosas como se fossem verdades universais. 
Apercebi-me que há, entre estes autores, um que é particularmente apreciado: John Green.
No verão tive oportunidade de folhear um dos seus livros: jovens de pensamentos desordenado e emoções à flor da pele, tudo expresso numa linguagem simples, rica em termos, interjeições - Tipo... okay?... adoro... -, rasgos de humor e non sense muito em voga entre adolescentes e jovens com que me vou cruzando. Lembro-me de comentar, com uma mãe meio abanada com a vertigem da sua adolescente a adolescer, que é o importante é que leiam, que lhe tomem o gosto...
Passados uns meses as minhas alunas falaram-me da obra de referência de Green: A culpa é das estrelas. Tinham visto em sala o filme homónimo, escolhido pela minha colega para abordar a temática da morte dos cuidados em fim de vida. Toda a gente gostou do filme e, para meu espanto, recomendaram-me que lesse o livro antes de ver o filme.
Assim foi, li o livro que uma delas me emprestou (ainda não me abeirei ao filme). Não sendo extraordinário, é uma história com mérito, que fala de temas duros com leveza e seriedade e que, cereja em cima do bolo, muito me ajudou a perceber estes bookaholics virtuais e, sobretudo, algumas pessoas de carne e osso.