4.3.13

#2 [O teu rosto...]



Pieter Bruegel A luta entre o carnaval e a quaresma
O Teu Rosto Será o Último e João Ricardo Pedro foram premiados no último concurso da Leya. Ao ler sobre a história (ou das histórias) que conta, fiquei com vontade de lhe dar uma volta. O tempo já teceu distância suficiente para que o 25 de Abril de 1974 possa ser contada por nós, aqueles que nascemos nos anos em torno dessa madrugada pura, que crescemos ao som da gaivota e das esperanças que então se anunciaram.
 Também não fiquei indiferente à história pessoal do autor, que, como reza a novilíngua destes tempos, foi atropelado pela turbulência dos mercados e se viu confrontado com a inevitabilidade de escrever. Mas, olhando para aquilo que aqui estamos a tratar, isso pouco interessa.
Em maio, li algo que ainda me deixou mais curioso. O livro parecia ter substância. Mas decidi guardar-me para melhor oportunidade. E valeu a pena esperar.
A escrita de JRP é escorreita, por vezes obsessiva. Como quem resolve um teorema. Mais do que fechar círculos, a história deixa contas em aberto. Navega por uma narrativa que aparenta ser simples mas que, na verdade, complexifica, está cheia de simbologia. E alimenta muitas perguntas...