15.12.12

#1 [Cinema e Direitos Humanos]

É um luxo ter cinema à porta de casa. Por aqui é raro, mas acontence.
E o luxo é maior ainda quando o que se apresenta em cartaz é organizado com um propósito estimulante e por gente que nos desperta afectos, como é o caso da Mostra de Documentário sobre Direitos Humanos do Grupo 19, colectivo de Sintra da Amnistina Internacional.
A XIª edição da Mostra está a acontecer este fim de semana e eu, que já fui apelidado de espectador habitual, acho que nível da programação está a melhorar à medida que a coisa envelhece.
Ontem, no arranque do certame, pude ver "Estou para Aqui Assim", uma curtíssima de Diogo Pessoa de Andrade sobre a exclusão social, e "Design atrás das grades", documentário de Margarida Leitão sobre uma oficina de costura na prisão de Tires.Uma noite carragada de simbolismos, que me deixou com vontade de mais.