5.12.11

#1 [direitos humanos]

O grupo de Sintra da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional organizou, este fim de semana, a sua 10ª mostra de documentários sobre direitos humanos.
Não pude ver todos os filmes inscritos no programa - tive pena de perder o Lixo Extraordinário, por exemplo, mas assisti a duas projecções muito interessantes: 12 Angry Lebanese, de Zeina Daccache, e TEstemunhos de um etnocídio: Memórias de resistência, de Marta Rodriguez.
O primeiro acompanha um grupo de 45 prisioneiros que, durante 12 meses, participam numa oficina de teatro do oprimido que a realizadora do doc orientou e animou numa prisão Libanesa. Um testemunho forte sobre a forma como o sistema carcerário trata e aniquila quem nele cai.
O segundo trata de índios e da forma como, na Colômbia, as comunidades estão a ser aniquiladas pelo Estado, pelos paramilitares e pelas guerrilhas de extrema direita e extrema esquerda. Conta uma história que, na América do Sul, não é uma excepção mas sim a regra e a herança deixada por 500 anos de colonização económica e religiosa.
É um luxo poder passar algumas horas com as coisas do mundo que acontecem debaixo do nosso nariz global sem que, maior parte das vezes, as consigamos ver. Ainda por cima mesmo à beira de casa - não é todos os dias que se pode sair de casa a 10 minutos do início do filme e ter tempo para comprar o bilhete e ainda dar dois dedos de conversa com os e as presentes.

Em complemento a este post...
- Amnistia Internacional - Grupo 19, Sintra 
- 12 Angry Lebanese 
- site de Marta Rodriguez, realizadora de Testemunhos...
Tupiniquim - Blog português sobre povos Indígenas