1.7.11

#1
[coisas da bola]


O último dia em Buenos Aires foi de clássico. A cidade parou para ver a partida entre o Boca e o River.
Nas imediações de la Bombonera, demos com um espectáculo de transformismo urbano: carros de luxo estacionados em baldios, junto a velhas latas, engravatados a partilhar a afficion com gente humilde, cães e miúdos vestidos a rigor, casais de namorados misturando o seu amor com o amor à equipa, famílias inteiras ou passantes solitários, todos e todas caminhando na mesma direcção.

Conseguimos lugar num café, entre uma maré azul e amarela de porteños, onde pontuava uma ou outra camisola branca e vermelha do arqui rival. Fomos olhados de lado até perceberem que a nossa curiosidade era sociológica e que não nutríamos nenhuma simpatia em especial – antes assim, esquisitos, que do River, terão pensado alguns.

Apesar da animação no estádio, que parecia um vulcão em actividade, e da vibração sentida por toda a cidade, o jogo foi realmente aborrecido. Acabou empatado, não me lembro se a um ou a zero. Foi chato.

No meio de tanta emoção vivida nas bancadas, saltou-nos aos olhos um cartaz exibido, de forma jucosa, pelos porteños aos de Rio de la Plata: io te vi en último (o sotaque disto é delicioso). Ainda hoje não sei o que estava por trás da inscrição, mas, e porque o futebol é um fenómeno global, aquilo cheirou-me a provocação da grossa.

Pergunto-me: o que pensarão agora os do Boca face ao descalabro do River, que acaba de descer à segunda divisão? Até deve estalar!