1.3.10

#1 [Correio de Sintra]

Artigo de opinião publicado no primeiro número do jornal Correio de Sintra.


Correio de Cintra: Jornal político, illustrado, litterario e commercial

A minha primeira reacção, depois do telefonema do Director deste jornal a convidar-me para escrever um artigo de opinião para a primeira edição, foi perguntar ao Google o que sabia sobre a nova publicação. Um gesto quase inconsciente, não fosse eu filho deste tempo de hiper comunicação.

Nada consegui apurar sobre o Correio de Sintra que hoje podemos ler. Mas esse googlar mecanizado não deixou de surpreender e encantar, já que me deu a conhecer o Correio de Cintra, semanário que, entre 1896 e 1904, noticiou os grandes acontecimentos, tragédias e avanços de Sintra nesse conturbado virar de século.


Certamente que o Joaquim Reis e o Luís Galrão não estavam a pensar no Correio de Cintra quando decidiram lançar esta empreitada que, segundo o estatuto editorial, visa estabelecer “um órgão de informação local e regional, centrado no concelho de Sintra, mas que assegura a presença global através da internet”. Mas a descrição daquele jornal, político, illustrado, litterario e commercial, além de estar em linha com o que conhecemos do trabalho destes jornalistas, assenta bem a um projecto que se anuncia - e estou certo que não são palavras vazias – como “independente, apartidário e plural”.

Tenho em crer que uma imprensa local vigorosa, próxima dos cidadãos e das cidadãs, tem um papel fundamental na criação e reforço de sentimentos de pertença e comunidade a quem vive e trabalha em determinado lugar.

Ao longo dos anos, vários foram os órgãos de informação que se propuseram acompanhar o quotidiano do Concelho. Alguns perduram, outros minguaram, vergados ao peso de agendas pouco ambiciosas. Muitos desapareceram. No entanto, o espaço para um jornal local com informação de qualidade não estreitou, pelo que o Correio de Sintra tem um caminho pela frente que, não sendo fácil, é necessário.

É pois em boa hora que este Correio sai para a rua e foi com muito prazer que aceitei o convite para dar um humilde contributo.Nesta estreia, e para ganhar balanço,decidi ficar-me pelas boas vindas a quem lê e a quem, além de mim, aqui escreve. De futuro, contem comigo para vos falar de temas picantes ou corriqueiros, do local e do global, da guerra e da paz e de tantas outras coisas da vida de todos e todas nós.

André Beja

http://twitter.com/AndreBeja

Sugestão Sobre o Correio de Cintra e outras histórias interessantes desta região, recomendo um mergulho no Rio das Maçãs: www.riodasmacas.blogspot.com