#1
[carta ao Provedor]
Caro Senhor
Nos últimos meses, muitas foram as vezes que pensei escrever-lhe devidos à avalanche de erros, repetições, omissões e distorções jornalísticas que tomaram de assalto o Público e que se tornaram numa regra quase diária.
Hoje decidi não adiar mais, já perceberá a razão.
Na vossa edição de imprensa de hoje (6 de Setembro), a notícia sobre o vídeo que mostra uma cena de violência Policial em Lisboa tem como título: Vídeo de Violência no Parque das Nações divulgado no youtube tem duas versões, o que pressupõe a existência de dois vídeos que, em alguma parte, serão diferentes.
Ora, lendo a notícia, depressa se conclui que as duas versões a que se refere o título são duas interpretações do mesmo, a que se retira do visionamento das imagens, e defendida pelos autores do Blog ACAB Portugal, e aquela que foi a primeira explicação adiantada pela PSP para os acontecimentos.
Tido por muitos profissionais como uma escola, o Público foi, em tempos, uma referência no jornalismo feito em Portugal pelo rigor e clareza que o pautavam. Infelizmente, temos vindo a assistir ao seu progressivo definhar, especialmente depois da sua última remodelação.
Quanto a mim, esta e outras situações só se explicam pela inexistência de profissionais que façam uma revisão cuidada dos textos e da edição. É cansativo.
Deixo-lhe os melhores cumprimentos