1.11.06

#1 [dura realidade]


Alpinismo: morreu português integrado na expedição de João Garcia ao Tibete
01.11.2006 - 18h34 Lusa

Bruno Carvalho, um dos portugueses que integrava a expedição de João Garcia à montanha Shisha Pangma, no Tibete, morreu ontem à tarde na sequência de uma queda, avançou a SIC-Notícias.
O acidente deu-se quando o alpinista, de 31 anos, descia do cume de oito mil metros, que tinha alcançado horas antes, na companhia de outros dois portugueses.
Foi encontrado já sem vida pelos companheiros de escalada, na sequência de uma queda, por razões ainda desconhecidas.
Fonte da Secretaria de Estado das Comunidades disse que já foram accionados os serviços diplomáticos para "tentar entrar em contacto com a expedição, no sentido de disponibilizar o apoio necessário".
Bruno Carvalho era um dos valores confirmados do alpinismo português e participava numa iniciativa patrocinada pelo "Millenium bcp" que consiste na conquista do topo das 14 montanhas com mais de oito mil metros de altitude para inscrever o nome de Portugal no clube restrito que já alcançou este feito.
A equipa, liderada pelo alpinista João Garcia, é exclusivamente portuguesa e composta pelos alpinistas Hélder Santos, Rui Rosado, Bruno Carvalho e Ana Santos Silva.
A expedição à montanha Shisha Pangma, entre 16 de Setembro e 18 de Novembro, é também acompanhada pelo jornalista da SIC, Aurélio Faria.
A escalada da montanha com 8046 metros de altitude, também conhecida como Trono dos Deuses, insere-se no projecto "À conquista dos Picos do Mundo", que decorrerá até 2010.