11.4.06

#2
[uffffffffff]



Foi um sobressalto ver a quase vitória do Berlusconi.
Mas, no fim das contas, tudo se resolveu: 49,8% para a coligação de Esquerda, 49,7% para a coligação de Direita.
Apesar desta diferença residual (cerca de 25 mil votos) a Esquerda conta com maioria absoluta na Camera dei Diputati ( o Parlamento), fruto de uma alteração eleitoral, feita em Outubro passado e que dita que a coligação vencedora tem direito a um bonos de quase 60 deputados... Esta alteração fora introduzida por Berlusconi, convencido de estar a garantir uma vitória futura.
No Senado a coisa também teve um volte de face. Depois de contados os votos do Exterior, vitória tangencial da Direita não se verificou. A Esquerda elege a maioria dos Senadores, mas fica a 4 votos da maioria absoluta, tendo agora de negociar com 4 dos senadores vitalicios...

A Romano Prodi tem agora a tarefa de governar Itália e gerir o saco de gatos que é a grande coligação que formou – La Unione. Aquilo é tão diverso que tem desde os democratas cristãos de esquerda (os “demo cristhi” da margherita) até aos dois partidos comunistas, passando pelos verdes, por duas ou três formações autonomistas e pelos comunistas reciclados em Sociais Democratas…
Deixo-vos uma foto minha que ilustra o espírito da União. Como poderão verificar, até prodi aparece, com o seu ar apaziguador, a tentar mediar a tensão…