22.3.06

#3
[um novo tempo que se abre...]


(...)

A ETA decidiu declarar um cessar-fogo permanente a partir de 24 de Março de 2006", indica o comunicado intitulado "Mensagem de Euskadi Ta Askatasuna [Pátria Basca e Liberdade] ao povo basco", do qual a AFP obteve uma cópia.

"O objectivo desta decisão é lançar o processo democrático no País Basco com o objectivo de edificar um novo quadro no seio do qual serão reconhecidos os direitos que nos assistem enquanto povo", lê-se no documento.

"No final do processo, os cidadãos bascos deverão ter a palavra e o poder de decisão sobre o seu futuro", continua o comunicado, referindo ainda a reivindicação do direito de autodeterminação do País Basco espanhol.

A organização apela ainda às autoridades espanhola e francesa para que "respondam de maneira positiva a esta nova situação, deixando de lado toda a repressão".

O comunicado, em jeito de "mensagem ao povo basco", apela a todos os agentes para que "actuem com responsabilidade" e para que "sejam consequentes com o passo dado" pela organização terrorista.

"A ETA mostra o desejo e vontade de que o processo aberto chega ao final e assim se consiga uma situação democrática para Euskal Herria, superando o conflito de largos anos e construindo uma paz baseada na justiça", refere ainda.

No comunicado, a organização reafirma o "compromisso" de "continuar a dar passos no futuro, de acordo com essa vontade" expressa pelos cidadãos.

(...)

in Publico on-line 22/03/2006