#1 [opáááá...]
Como sou um tipo socialmente envolvido e comprometido e economicamente inapto, esta coisa da OPA do Belmiro Mete Medo e da PT tem-me ocupado alguns minutos de reflexão.
hoje dei com um artigo do economista Eugénio Rosa que aborda a coisa pela esquerda. deixo-vos o último parágrafo do sumário, para abrir o apetite.
"(...)
Finalmente, há ainda um outro aspecto importante que tem passado despercebido à opinião pública e aos media. Alguns órgãos de comunicação divulgaram que se a OPA se concretizasse os principais accionistas actuais iriam obter uma mais-valia de 5.000 milhões de euros, ou seja, de 1.000 milhões de contos. O que ninguém ainda mencionou é que, se isto for verdade, este "lucro" de 1.000 milhões de contos não pagará nada de impostos. É uma espécie de euromilhões multiplicado muitas vezes. E isto porque de acordo a alínea a) do nº2 do artº 10º do Código do IRS estão excluídas do pagamento de impostos "as mais-valias provenientes da venda de acções detidas pelos seus titulares mais de 12 meses". A injustiça fiscal que existe em Portugal é mais uma vez flagrante e chocante. "