20.7.05

#3
[pax americana]

Pelo menos 25 mil civis mortos no Iraque desde o início da guerra

Perto de 25 mil civis morreram de forma violenta no Iraque desde o início da guerra, em Março de 2003, mais de um terço dos quais vitimados pela coligação anglo-americana ocupante, refere um estudo ontem divulgado em Londres.
"Em média, 34 cidadãos iraquianos" terão sido mortos diariamente, referiu John Sloboda, director do Oxford Research Group e co-fundador do Iraq Body count (contagem de corpos no Iraque), os dois organismos universitários que conduziram o inquérito, integrados por acaqdémicos e activistas pela paz.

(...)

Esta estimativa é quatro vezes inferior aos 98 mil mortos civis avaliados em outubro de 2004 pela revista médica norte americana the lancet. Este anterior inquérito, elaborado a partir de entrevistas, comparava os períodos anterior e após o início da guerra e projectava um número de "mortos em excesso", não apenas devido a causas violentas, mas também por pobreza, ausência de cuidados médicos e outros factores. Considerava dessa forma que o risco de morte era 2,5 vezes mais elevado após a invasão, uma taxa que era reduzida para 1,5 caso fosse retirado o "caso falllujah", o bastião rebelde sunita alvo de uma ofensiva militar dos EUA em finais de 2004.

in Público, 20 de Julho 2005