13.4.05

#4
[os verdes]

O Deputado Francisco Madeira Lopes acaba de fazer uma declaração política na AR envergando uma camisola com o dizer: OS verdes na primeira fila pelo desenvolvimento sustentável.
Não é inocente esta atitude desse mui distinto representante da classe dos cabeludos, barbudos & caixas de óculos... após as eleições de 20 de Fevereiro, o PEV foi afastado da primeira fila do plenário da AR, onde estão simbolicamente sentados elementos de todos os grupos parlamentares.
É preciso dizer com toda a frontalidade que Os Verdes deveriam trocar o seu girassol pela melancia, uma vez que são verdes por fora e vermelhos por dentro. Os Verdes são uma invenção do PCP e devem toda a sua projecção à relacção mutualista que têm com aquele partido. tendo sido fundados por elementos saidos do pcp, nunca foram a eleições sózinhos, pelo que ninguém sabe da sua real expressão, do seu real impacto. Na CDU ambos ganham: o PEV deputad@s e o PC um aliado a quem dispensa as preocupações do ambiente e que lhe dá uma capa de pluralidade unitária ... e assim lá se vão sacando alguns votos de quem pensa verde ou de quem nunca votaria no pc se este fosse sózinho às eleições.
A polémica está instalada. O Bloco ganhou mais um lugar devido ao seu crescimento, o PC, que manteve os 3 que tinha, não quis ceder um lugar ao seu parceiro de coligação (com amigos destes...) e o Ps, partido maioritário, não quis passar 1 cadeira para a direita, abrindo espaço ao PEV.
O PEV, lá da segunda fila, vai protestando como pode. E, apesar do seu carácter virtual, eu até simpatizo com o protesto... afinal eles são pequeninos e também uma espécie protegida (pelo pc, é certo), merecendo por isso um pouco mais de respeito.