31.8.04

#2
[womam on waves]

ABAIXO ASSINADO

Está lançado, pelas associações que apoiaram a vinda do navio, um abaixo assinado de protesto pelo impedimento da entrada do referido barco em Portugal que será entregue durante esta concentração na residência oficial primeiro-ministro .
Pede-se a vossa solidariedade na recolha de assinaturas e na divulgação desta iniciativa:
http://www.PetitionOnline.com/19592c11/petition.html


PROTESTO

4ª FEIRA, DIA 1, 18H

Concentração contra a decisão do governo em impedir a entrada em águas territóriais do navio das women on waves.
Em frente à residência oficial do primeiro-ministro (S. Bento, ao lado da Assembleia da República), agora ocupada pelo Santana


#1
[lacticinios]

A malta do comboio a queixar-se das férias que teve e das que não teve.
Encontrar, logo de manhã um velho conhecido que, pura energia matinal, fez questão de me contar ao pormenor o seu (interessante...) trabalho numa multinacional de lacticinios. conversa de circunstância, a familia e quê, e nem uma janela para me escapar.
Avançar pela multidão e dar comigo a pedir passagem noutra lingua.
Descer a Rua e ver as bandeiras ainda a esvoaçar... a malta deve ter vibrado mesmo com essa força da natureza chamada Obikwelu.
Ler os 50 e-mails em atraso, dar respostas, não me fixar nas palavras escritas, imaginar pastas de diversas cores e formas a encaixar nas letras, quais peças de um tetris gastronómico a jogar com a modorra do dia a dia.
life's like...

30.8.04

#4
[poemas & jazz]

Fui à procura de alimento para a fome que me roi. Encontrei um livro que se assemelha a um tratado, não sei se de poesia ou de jazz. Talvez dos dois, e por isso se chame Poezz, editado em Maio pela Almedina.
Foi lá que encontrei este "Diptico para Bill Evans"

I
Tocava
Muito inclinado
Como quem ouve
CAda vez mais fundo

II
não tocava

Abria um espaço
Que nos permitia
ouvir

Alberto de Lacerda
#2
[...]

Já basta deste ar viciado.
Apanhar sol na moleirinha e arejar ideias, porque, depois de tamanha ausência, não me posso arriscar a uma overdose.

#1
[Ella...]


SUMMERTIME

Summertime, and the livin' is easy
Fish are jumpin' and the cotton is high
Oh, your daddy's rich and your ma is good-lookin'
So hush little baby, Don't you cry

One of these mornings you're gonna rise up singing
And you'll spread your wings and you'll take to the sky
But 'til that morning, there ain't nothin' can harm you
With Daddy and Mammy standin' by

One of these mornings you're gonna rise up singing
And you'll spread your wings and you'll take to the sky
But 'til that morning, there ain't nothin can harm you
With Daddy and Mammy standin' by

George Gershwin

acordei com estas palavras na cabeça.
imagino-as cantadas por Ella Fitzgerald, inebria-me o calor da ideia.

29.8.04

#1
[regressos]


Na minha modesta e rodada opinião, a melhor das viagens é aquela que se vai fazendo ao sabor dos dias. São sempre precisas algumas ideias prévias, mas é bom chegar ao fim e perceber que a ideia inicial era boa mas não tão boa como o que realmente acabou por acontecer.
É assim que me sinto. Nos últimos 15 dias perdi contacto com a net, não tive oportunidade de contar o que se foi passando. Fa-lo-ei em breve, seguramente que haverá muito para dizer... uma noite num hotel chamado califórnia, uma tarde numa terra surreal que, apesar de cheia de gente, estava vazia, a escalada ao vesúvio, um festival de folk grecanico, uma viagem de comboio com direito a jogo de voleibol sobre os carris...
Agora é tempo de digerir, de me sintonizar comigo e com o mundo real. Sempre a arquitectrar a próxima partida.

15.8.04

#4
[Outra voz]


hoje ha outra voz que se junta a esta viagem.
a blogosfera que aguarde o relato a 4 maos.
#3
[uh, ah, Chavez no se và]


Nao sou um admirador incondicional do populista Hugo Chavez, presidente da Venezuela. No entanto, devo admitir que a sua revoluçao bolivariana, além de fazer tremer os poderes da oligarquia estabelecida naquele pais, tem aumentado os niveis de democracia de base, permitindo aos 80% de populaçao pobre - de um pais que é o 5o produtor mundial de petroleo - acesso gratuito a bens como saude e educaçao, fornecendo-lhes também intrumentos legais e materiais que permitiram um desenvolvimento do associativismo, do micro-credito e de um plano de reforma agraria.
Nao acredito nos milagres nem nos paraisos terrenos. A Chavez e a quem o segue haverà muito que apontar. No entanto quem tem apontado o dedo é quem nao pode com a ideia de que @s pobres podem ter direitos e acesso a um minimo de dignidade através do estado social, financiado pelos lucros obtidos pela nacionalizaçao do petroleo: as confederaçoes patronais, a burocracia sindical comprometida com a corrupçao, os partidos que, nos ultimos 40 anos, dividiram entre si o poder, a aristocracia, os média privados, a hierarquia da igreja catolica (que persegue os padres que, no terreno, tem feito a ponte entre os programas sociais do governo e as comunidades), a extremna direita e alguma esquerda também, todos metidos numa "coordenadora democràtica" que parece nao querer mais do que tirar Chavez do poder, evitando sempre falar do dia que se segue - tanta simplicidade e abnegaçao vinda de algumas destas figuras (muitas delas directamente relacionadas com o golpe de estado de 2002) até é de estranhar.

Hoje referenda-se na Venezuela a continuaçao ou nao, do mandato de Chavez, que vai até 2006. Este facto constitui, por si so, uma novidade no panorama da democracia mundial... que outra constituiçao permite referendos revogatorios dos altos cargos politicos? so esta, cuja elaboraçao foi conduzida pelo governo de Chavez e aceite por larga maioria da populaçao em referendo - parece que os opositores do presidente também se agarram a ela com unhas e dentes, reconhecendo-lhe valor de lei.

Para derrotar Chavez, os defensores do SI tem de obter mais um voto que o numero total dos votos da ultima eleiçao presidencial, pouco mais de 3 milhoes de votos. A campanha foi animada, até meteu telenovelas à mistura - a chamada novela venezuelana. Acabou com cortejos de milhoes, a favor e contra, nas ruas de Caracas. Os do SI, apoioados abertamente por Collin Powell (isto é, pelos EUA), ja falam em fraude... As sondagens na Venezuela dizem que a vitoria do SI é segura, mas a maior agencia de sondagens da América do Sul diz o contrario, e esta nao tem relaçao com nenhuma das partes.

Neste contexto, um grupo de pernsolidades de renome mundial, como Chico Buarque, Eduardo Galeano, Ken Livingstone (Mayor de Londres), Bernard Cassen (director do Le Monde Diplo)ou José Bové, entre muitos outros, decidiram dar um apoio internacional a Chavez, assinando um documento onde declaram que, face ao respeito demonstrado pela democracia e pela constituiçao venezuelana e à manifesta intervençao dos EUA em toda este processo, se foseem venezuelanos votariam NO.

Tenho lido muito sobre todo este processo no IL Manifesto, e a informaçao obtida parece nao ter nada a ver com a que, por exemplo, o DN de hoje dà. Mas é uma informaçao que bate certo com a dada por alguns amigos que acompanham de o processo in loco... por tudo isto, quando penso no dia de amanha, espero que os resultados sejam festejados com o slogam que vem das favelas de Caracas... Hu ha, Chavez no se va!
#2
[existem...]


American@s a almoçar à minha frente...
Estava tudo soo good, amazing, e very italian, mas d@s 4, a unica que soube dar uso à faca durante a refeiçao tinha um boné enfiado até às orelhas.
#1
[Ferragosto]


Este é o dia que marca a temporada. Além de ser feriado nacional, significa também o fim da temporada de férias para muita gente... espera-se que a populaçao de Roma, que se viu reduzida pela debandada estival, chegue hoje um pouco acima de 30% do seu numero habitual. Jà nos centros de veraneio, é impossivel encontrar uma cama ou um lugar à sombra para descansar, estando os preços muito inflacionados durante estes dias, que constituem uma epoca altissima. Em resumo, um autentico fim do mundo em cuecas para um viajante mochileiro que tem de se deslocar.

12.8.04

3#
[evidencia]


apesar ds comboios raramente chegarem a horas, este pais consegue ser a sétima potencia industrial do mundo.
dà que pensar...
#2
[a espora]

Se olharem para o mapa de itàlia, podem constatar que na Puglia, mesmo na zona do tornozelo, existe uma pequena peninsula que, pela sua forma e localizaçao, pode ser considerada a espora desta bota. é onde estou agora.
das janelas do comboio ve-se terreno fertil, so de olhar a cor consegui imaginar tomate (pomodoro) e beringelas (melanzane) a crescer. hà também o maciço de calcàrio, onde se situa o parque natural do gargano, rico em vegetaçao tipicamente mediterranica (pleonasmo...) e onde existem grutas para todos os gostos. A costa é também rica em beleza geologica, tendo prais de areia branca e agua azul esverdeada... dificil encarar tudo isto.
Hà aqui uma mistura curiosa de gente... @s locais, pescadores e agricultores - muitos convertidos ao turismo -, e @s outr@s... uma turba imensa de italianos que nesta altura do campeonato nao quer saber se o Berlusca manda ou o Prodi desmanda... querem sol, boa comida, paz e jornais de bola. Assim como uma espécie de Tapada das Merces em calçao de banho, estao a topar?
A propsito de bola, o nosso pais anda na boca desta gente... nao porque o Cherne seja muito popular por aqui ou os nossos feitos culturais se destaquem, mas sim porque um tal de Trapalhoni è mister do Benfica... dio mio!
#1 [noticias de casa...]

Saudações ao viajante.
Podias ter dado uma nota mais simpática ao
Francisco Amigo dos Bichos.
Não te deixes ir com as tormentas de Verão: Aguardo
postal.
Já se sabe quem é que andou a entalar o Ferro Rodrigues... Folhetim de
férias!
Abraço do pai

9.8.04

#2 [Henri]

Para saber como tem andado o mundo nos ultimos dias, dei uma vista de olhos pelo Barnabé.
Descobri que Cartier-Bresson foi fotografar a eternidade. é tempo de sair para a rua com a nikon e prestar-lhe homenagem.
#1
[baci]

Perugia nao é feita so de beijos de chocolate e avela - e a bem dizer ainda nao os vi. a Umbria repousa a seus pés e, ao longe, tem-se uma longinqua visao da reconstruida Assis, terra de um tipo que gostava de animais (ha gostos para tudo).
a viagem segue bota a baixo, e com ela as tempestades de verao: a de ontem foi a 4a, e, se a estatistica nao jogar a meu favor, ainda me faltarao umas 5 até voltar para casa... começa a nao haver pachorra para tanta agua e trovao!

7.8.04

#1 [a estrada]

a estrada abre-se a cada passo, o horizonte é o limite
apesar das tempestades de verao, o sol continua a fazer brilhar os dias.

2.8.04

#1 [BOTAS]
de novo em florença, de passagem para reencontrar as esquinas e o seu substrato.
a viagem começou por 10 dias de intenso trabalho e partilha no meio da natureza, na serra da estrela e no meio dos pirineus aragoneses, numa aldeia gerida por um colectivo da CGT, confederaçao sindical libertària. um pedaço de paraiso, a pedir reflexao e descanso. dez dias sem mundo, mas a pensar no mundo. num deles lembrei-me do novo mote para o metro.
depois de uma viagem repartida com 40 italian@s muito doid@s, estou de regresso à bota, preparando-me para percorre-la e saborear-lhe o relevo.
até jà!

[a promessa de postal para qume me mandar morada mantem-se : andre_blog@yahoo.com.br]