26.11.04

#2
[Descobertas de um vegetariano I]


Um dia descobri que, daurante anos, algo me passou completamente ao lado: as couves de bruxelas. Não ia muito à bola com elas, ou melhor, eram-me quase indiferentes.
Dizem que, com o tempo, os nossos gostos se refinam. Não sei se foi esse o caso, mas o que é certo é que, sem saber muito bem como, me enamorei por tamanho vegetal.
A sua natureza arisca, o seu sabor alternado entre o doce e o amargo, a sua forma misteriosa, a sua cor única, as possibilidades gastronómicas que encerra...
tudo atributos que colocam este vegetal num lugar de eleição.
Fica um pouco mais de informação sobre este mistério em forma de couve, bem como alguns conselhos práticos, tudo isto retirado daqui

*********************

COUVE DE BRUXELAS
A couve de bruxelas, é uma verdura que lembra pequenos repolhos e por isso, também é chamada de repolhinho. Ela tem a particularidade de crescer ao longo do talo da planta, que na época da colheita fica totalmente coberto pelos pequenos repolhos. Na cozinha a couve de bruxelas é usada de várias maneiras, e é principalmente recomendada como acompanhamento para carnes. Também pode ser usada no preparo de sopas, ensopados e cozidos
A couve de bruxelas é rica em sais minerais, principalmente fósforo e ferro. Contém vitaminas A e C, ambas importantes para a vista e para a pele. Como tem poucas calorias, pode fazer parte das dietas de emagrecimento. Além disso, é rica em celulose, sendo recomendada para as pessoas que têm problemas intestinais.
A couve de bruxelas é vendida por quilo. Na hora de comprar, escolha as mais redondas e pesadas. Quanto mais firme e verde for a verdura, mais fresca ela estará. Para saber quanto comprar, calcule 1 quilo para 6 pessoas.
A couve de bruxelas é mais resistente que a couve comum e pode ser conservada por mais dias. Antes de guardar, retire as folhas manchadas ou machucadas. Depois coloque em saco plástico e ponha na gaveta da geladeira. Dessa maneira ela se conserva durante 1 semana. Se quiser guardar por mais tempo, é preciso congelar.