28.4.04

#4



Alguém me explica como é que se faz um shot com isto? é que, mesmo depois de ler a receita, fiquei completamente à nora...

PASTEL DE NATA
por Maria de Lourdes Modesto

para a massa folhada:
500g de farinha; 500g de manteiga; 2 a 3 dl de água; sal.

para o creme:
5 dl de natas; 8 gemas; 2 colheres de chá de farinha; 200g de açucar; casca de limão.

fazer massa folhada pode ser um verdadeiro desafio. para quem não se quiser aventurar, pode optar-se por comprar a massa já feita, e seguir a receita em tudo o restante. será substancialmente mais fácil, mas não será tão saboroso.
derrete-se o sal na água morna e divide-se a manteiga em três partes iguais. coloca-se a farinha sobre uma base de trabalho, faz-se uma cova ao meio e deita-se a água. amassa-se a mistura até que fique consistente e deixa-se descansar 20 minutos. de seguida estende-se a massa em forma de quadrado. amassa-se um pouco a gordura de modo a ficar com a consistência da massa. barra-se com uma terça parte da margarina toda a massa, deixando por barrar uma tira com a largura de um dedo, em toda a volta do quadrado. dobra-se a massa de baixo para cima e da esquerda para a direita, tendo como principal cuidado a perfeição do ajustamento das pontas e dos lados. estende-se a massa com um rolo até formar novamente um quadrado. barra-se de novo com o segundo terço de gordura e procede-se do mesmo modo. repete-se esta operação com a restante gordura. finalmente, estende-se a massa o mais fina possível, corta-se em tiras e enrolam-se de modo a obterem-se rolos compridos. cortam-se em bocados com 2 a 3 cm. coloca-se ao alto cada bocado de massa nas forminhas de pastéis e, com a ajuda do dedo polegar, ligeiramente molhado em água, esmaga-se a massa forrando as forminhas. entretanto, prepara-se o creme misturando todos os ingredientes indicados. leva-se a mistura ao lume até levantar fervura. retira-se do calor e, quando estiver morno, deita-se nas caixas de massa. levam-se a cozer em forno muito quente (250 a 300ºC). as formas usadas para os pastéis de nata são as formas de queques. serve-se polvilhado com açucar e canela.